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Sumário do Curso Java Progressivo, completo, online e grátis

 Bem vindos ao curso Java Progressivo! Estamos em constante esforço para fornecer um material completo, gratuito e totalmente voltado para o iniciante.

Sugerimos que siga a seguinte ordem de tópicos, estudando sem pressa, tentando replicar os códigos, fazer os exercícios e tentando aprender o máximo possível.

Bons estudos !

O básico da linguagem Java

    1. O que é Computação, Programação e Linguagem de Programação
    2. O que é o Java? Para que serve? Onde se usa essa linguagem?
    3. O que precisa baixar e instalar para começar a programar em Java
    4. Como criar o primeiro programa em Java
    5.  Saídas Simples usando print, println e printf
      4.1 10 exercícios sobre saídas simples
    6. Comentando e usando Delimitadores de comentários
    7. Tipos numéricos: byte, short, int, long, float e double
    8. Recebendo dados do usuário: a classe Scanner
    9. Operações Matemática: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Resto da Divisão (módulo) e Precedência dos operadores matemáticos
    10. Comparações: os operadores maior (>), menor (<), maior igual (>=), menor igual (<=), igual (==) e diferente (!=)
    11. O tipo char: armazenando e representando caracteres
    12. O tipo boolean: a base da lógica na computação
    13. Operadores lógicos e de negação: && (E ou AND), || (OU ou OR) e o ! (negação)



    Estruturas de Controle/Controle de Fluxo e Laços

      04. Operadores de Atribuição: +=, -=, *=, /= e %=
      05. Operadores de atribuição e de incremento e decremento - diferenças entre a=++b e a=b++
      06. O laço while: o que é, como usar e calculando PA e PG com while
            6.1 Questões usando o laço while
      07. Loop infinito, controlando laços e loopings com o while
      08. Laço for: tendo um maior controle sobre as repetições
            8.1 Questões usando o laço for
      09. O laço do ... while: O laço que sempre acontece...pelo menos uma vez
      10. Os comandos break e continue: interrompendo e alterando fluxos e loopings
      11. O comando switch: fazendo escolhas em Java
      12. Exercícios envolvendo laços
      Apostila Caelum resolvida: Capítulo 3, Variáveis, Tipos Primitivos e Controle de Fluxo


      Orientação a Objetos, parte I: Criando e declarando classes - Construtores

      00. Introdução: o que são, para que servem, como e onde usar as Classes e Objetos em Java
      01. Como criar uma Classe e declarar Objetos
      02. Acessando e modificando variáveis de Classes e Objetos
      03. Construtores: o que são, para que servem e como usar



      Métodos

      02. Parâmetros e Argumentos: passando informações para os métodos
      03. A Classe Math: constantes, principais métodos e chamando métodos de outras classes
      04. Sobrecarga de métodos (method overloading): declarando métodos com o mesmo nome
      05. Passando uma lista de argumentos, de tamanho qualquer, para um método
      06. Exercícios: treine com questões envolvendo métodos e tudo o que aprendeu até aqui
      Jogo: Adivinhe o número que o computador sorteou [modo texto]


      Orientação a Objetos, parte II: Os métodos set e get - Composição - Enum

      00. Auto-referência com o this: Invocando métodos de Classes e Objetos
      01. set e get: o que são e como usar esses métodos de forma correta
            1.1 Aplicativo: Conta bancária/ Caixa eletrônico em Java
      02. Composição: trocando informações entre Objetos
      03. Use constantes, e não números - declarando variáveis com o final
      04. enum: A melhor maneira para manusear constantes
      05. static: Usando membros estáticos
      Apostila Caelum Resolvida: Capítulo 4 - Orientação a objetos básica
      Apostila Caelum Resolvida: Capítulo 6 - Modificadores de acesso e atributos de classe
      Jogo: Campo Minado em Java
                Código comentado sobre como fazer o jogo Campo Minado em Java


      Programação Gráfica em Java, parte I: Caixas de Diálogo

      03. Como passar variáveis do tipo String para int, float e double
            3.1 Aplicativo: calcula as raízes de uma equação do segundo grau
      04. Construindo (build) seu projeto Java no NetBeans


      Estrutura de Dados, parte I: Array e ArrayList

      00. Introdução ao estudo de estrutura de dados em Java: Array, ArrayList, Listas, Filas e Pilhas
      01. Arrays (ou vetores): como declarar, usar e acessar seus elementos
      02. Foreach: O laço for para Arrays
      03. Array multidimensional ou Matriz: um Array de arrays
      04. Arrays em métodos: passagem por valor e passagem por referência
      05. Classe Arrays (Arrays Class): aprenda a manusear (copiar, ordenar, buscar e manipular) Arrays
      06. ArrayList: para que serve e como usar os principais métodos da ArrayList em Java
      Apostila Caelum resolvida: Capítulo 5 - Um pouco de Arrays

      Jogo usando if else, métodos, arrays, arrays multidimensionais e laços.
      Jogo: Batalha Naval em Java [modo texto - humano x computador]


      Orientação a Objetos, parte III: Herança e Polimorfismo

      00. Herança: o que é, para que serve, exemplos de uso e quando usar
      01. Herança de Construtores e @Override
           1.1 Herança ou Composição: qual usar? qual é o melhor? onde se usa cada um deles?
           1.2 Interface em Java - O que é, para que serve, como funciona e como usar
           1.3 Como comparar objetos - A classe abstrata Comparable e o método compareTo()
      02. public, private e protected: Protegendo suas informações em Java
      03. A classe Object: o que é, uso e principais métodos
      04. Polimorfismo: o que é, pra que serve, como e onde usar
      05. Polimorfismo: Classes abstratas e Métodos abstratos em Java
            Exemplos: Importância do Polimorfismo e Abstração em softwares
      06. Manipulando polimorficamente subclasses
            Dica: Descobrindo a classe de um Objeto
      Apostila Caelum resolvida: Capítulo 7 - Herança, reescrita (override) e Polimorfismo

      Jogo: Jogo da Velha em Java (Humano x Humano)
                Código comentando sobre como fazer um Jogo da Velha em Java



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