Enviar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Curso de Java Online Com Certificado - Como ser programador profissional

Neste artigo de nossa apostila Java Progressivo, iremos sair um pouco do conteúdo técnico de programação e passar um pouco de nossa experiência sobre o mercado de trabalho brasileiro para quem deseja ganhar a vida como programador.

Como se tornar um programador Java profissional

Curso de Java com certificado

Entre dúvidas por comentários, no fórum e por e-mail, sobre classes, objetos, herança, polimorfismo e outros assuntos dessa sopinha de letras que é a Orientação a Objetos em Java, surge sempre um tema um pouco diferente: trabalho.

Isso mesmo, programação é algo tão apaixonante que uma das primeiras coisas que as pessoas pensam é em trabalhar, viver e ganhar dinheiro com isso. Nada mais natural, todos tem contas para pagar e sonhos a serem realizados que só são possíveis com dinheiro.

A importância da programação já foi abordada em diversos artigos de nossa apostila, principalmente nos mais básicos, mas pra resumir: olhe em torno de você. Veja seu computador, netbook, tablet, celular, som, tv digital, carros modernos, GPS, relógios etc etc.

Repare tudo que for digital.
Reparou?
É programação. Só funciona porque existem programadores que criaram.
Resumindo: é algo que tá fazendo tanto parte da vida das pessoas que não digo que é importante, é essencial. Se tiver dúvida, pergunte para algum parente adolescente do que seria a vida dele sem o Facebook (feito com programação, obviamente).

Existe mercado, e muito, para isso. Mas melhor que isso é: a demanda de mais programadores é simplesmente fora do normal. A primeira coisa que uma pessoa faz ao conseguir dinheiro é investir em coisas digitais, que usam tecnologia. Enfim: estão usando e gastando cada vez mais com tecnologia.
Então ter a programação como profissão é investir no futuro, o negócio só vai esquentar com o tempo...

Se interessou? Vamos dar duas dicas sobre como ser um programador profissional...

1. Estude. Estude mais, e de novo. Não pare.

Vamos ser logo sinceros de cara: você não vai assistir umas aulas, ler uns tutoriais, se tornar programador e nunca mais estudar na vida.
Primeiro você vai estudar muito, mas muito mesmo no começo. No início vai parecer impossível, mas a medida que for estudando, as coisas vão fazendo sentido.

Lembra do ICQ ? Do MSN? Do Super Mario World? Do Orkut? Do seu celular tijolão?
Enfim, as coisas mudam, evoluem, se transformam muito rápido nesse ramo.
Daqui uns anos você vai falar em Facebook e vão rir de você, por ser velho.

Você vai sempre ter que estudar.
A coisa mais importante para se tornar um programador profissional é estudar, saber o máximo possível, ter lido o máximo possível, programado o máximo possível.

Não tem segredo, é trabalho duro.
Estude por nossos cursos, faça os exercícios, compre livros e os revire de ponta a ponta (durma com eles na cabeceira), baixe apostilas, veja vídeo-aulas, acesse fóruns, pergunte e responda dúvidas, e o principal: arregace as mangas e crie códigos, na mão. Vire madrugadas, pense numa melhor solução, numa melhor sacada para seu código até no banho.

Pronto. Isso é o principal, se esforçar o máximo possível.
Os maiores gênios desse ramo não acordaram um dia, tiveram uma ideia na sorte e ficaram ricos e famosos. Não, eles estudaram pra cara...mba.

2. Prove que estudou

Já ouviu alguém falar que chegou num hospital, disse que era médico e foi contratado?
E de alguém que chegou numa empresa e disse 'eu posso administrar' e virou gerente?
Não importa o ramo profissional, é necessário provar que estudou, que se qualificou.

Sim, é possível frequentas faculdades e cursos e ser um baita de um incompetente.
No geral, basta decorar umas coisas na noite anterior a prova, que você conseguirá se formar em boa parte dos cursos do Brasil.
Mas se você seguiu a dica 1 que demos, você vai passar longe desse grupo.

O fato é que: seja em Havard, ITA, IME, Federal, Particular, Curso Técnico ou Certificação, vão te cobrar documentos. É necessário provar que estudou em algum lugar.
Infelizmente só a palavra não conta muito.

Tem gente até que compra uns livros altamente 'bizurados' sobre certificação em Java, decora umas coisas e se tornam certificados oficialmente, e pouco sabem. Sim, dá pra conseguir certificados sem fazer o passo 1, mas vamos adiantando: não adianta de nada ter um diploma, se na hora que você sentar na cadeira pra programar for um baita de um incompetente.

Vale a pena fazer uma faculdade, um curso? Claro que vale, mas aproveite, aproveite seu professor, o material, tente sugar o máximo de conhecimento possível.
Você pode até levar estudando pouco, mas nunca vai ser bom assim.

E vamos ser sincero novamente: o mais indicado é o roteiro básico de prestar um vestibular, ir pra faculdade, estagiar pra pegar experiência e trabalhar.
É o mais requisitado e normal de acontecer.

Mas nem todo mundo pode. Tem gente que não estudou pra passar numa universidade pública, tem gente que não tem dinheiro pra pagar uma faculdade particular, algumas pessoas trabalham e não tem tempo, temos muitos leitores adolescentes, vários de nossos estudantes moram em cidades que não oferecem cursos de programação.

E aí José, o que fazer?

Curso Java Progressivo
Obter meu certificado!


Curso Java Progressivo Online com Certificado 

Para os que desejam não apenas estudar, mas também trabalhar, disponibilizamos nosso material no maior e mais confiável site de cursos, o Buzzero.

Lá tem uma avaliação final, e caso você seja aprovado, receberá um diploma válido em todo território nacional, pode usar também como horas extra-curriculares.

Ah, de quebra, você vai ter acesso a um material de 800 páginas de Java, isso mesmo: 800 páginas.
Maior que qualquer livro ou curso presencial, vai te servir como referência pro resto da vida.

Acesse:
Certificado do Curso Java Progressivo



9 comentários:

mabson neves disse...

verdade eu também acho isso rs...
As tecnologias estão em constante evolução as empresas especializadas também irão precisar utilizar novas linguagens ricas e adaptá-las em seus projetos inovadores que sao feitos linguagens antigas =)

Nekoryokan disse...

A única coisa que realmente seria boa se fosse de graça

Curso Java Progressivo disse...

Nekoryokan, no final das contas, na verdade, vai sair de graça.
Aliás, você recebe bem mais em troca $$

O nome disso é: investimento.
Você investe algo agora (um valor, bem baixo por sinal), bastante tempo, esforço e dedicação. Depois, recebe muuuuuuito mais.

Se não pretende investir em nada, desejo boa sorte em sua vida e carreira profissional, vai precisar.

Anônimo disse...

Achei interessante, queria fazer este curso . Mas la não aceita a bandeia ELO.
O bradesco me ferrou, trocou meu visa por ELO.

Anônimo disse...

Opa ! Deu certo agora vamos para o curso.
Valeu galera do javaprogressivo.
Uma ajuda que vai me ajudar no futuro e muito.

Michael disse...

Olá amigo, estou interessado em fazer o curso, qual curso do BRAVA CURSOS, preciso fazer para aprender java do básico ao avançado em ordem e com um material didático?

Juliano disse...

Simplesmente sensacional, tenho uma pequena experiencia em programação com PHP, e me deparei com a necessidade de desenvolver para mobile. Com certeza em breve farei minha inscrição no curso da Brava Cursos. Mandabens pelo trabalho equipe Curso JavaProgressivo.

Railson Dias disse...

Relutei muito em botar a mão no bolso...afinal, queria ganhar dinheiro programando e não gastando, mas foi o melhor investimento da minha vida.

Já me tratam diferente por ter alguma certificação, consegui entrar em projetos freelas pra pegar experiência e a galera já tá gostando do meu trabalho.

Esse ano ainda começo a ganhar, tenho fé.

edmilson disse...

preciso de aprender java please sou de mocambique e gosto muito desta area

Contribuir com o Java Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo


Tutoriais de Java