Enviar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Qual o melhor livro de Java ?

Reviews e dicas de livros de Java

Não é nenhuma novidade: livros no Brasil são caros, por isso é necessário  pesquisar bem sobre eles, para quem são indicados, quem deve estudar, o que o livro vai abordar, seus pontos positivos e negativos, dentre outras características.

Visando informar e guiar melhor você, vamos fazer reviews e dar dicas sobre os melhores livros de Java do mercado.
Aqui vamos tentar explicar o máximo possível sobre os livros e o que vocês encontrarão em cada um deles, para que não compre errado.

Deixamos, previamente, bem claro que não existe bem um livro certo, errado ou o melhor livro de Java, vai depender totalmente do seu nível, do que quer aprender e do tanto que quer se aprofundar.
Alguns aprendem mais devagar, com mais calma. Outros já preferem mais explicações e detalhes teóricos, e há os que tem pressa e querem logo o código, sem muitos detalhes.

Mas indicamos boas opções, para os mais diferentes níveis de aprendizado.
O importante é ter algum livro, seja lá qual seu perfil de aprendizagem.


Use a Cabeça! Java

O melhor livro para iniciantesA coleção Use a Cabeça é, provavelmente, a mais conhecida sobre livros voltados para a programação.

Sem dúvida é o mais indicado para quem nunca teve contato algum com programação e está um pouco 'apreensivo' ou com medo de ser difícil.

É praticamente impossível não aprender Java com esse livro.

É bem simples, ilustrado, exemplos dados e explicados passo a passo.

A leitura é realmente muito simples e agradável.

Review detalhado do livro Use a Cabeça! Java
Obter o livro Use a Cabeça! Java





Java, Como programar (Deitel)

Os livros Deitel são bem conhecidos no mundo da programação também.
Qual o melhor livro de Java
Eles costumam ser enormes mesmo, geralmente passam das mil páginas.
A grande vantagem deste livro é o tanto de informação. É, realmente, MUITA COISA.
Estudando por todo este livro você será um profissional completíssimo em Java, em suas diversas áreas.

Há muitíssimos exemplos resolvidos, onde o autor não tem medo de passar 3 ou 4 páginas explicando, em detalhes, linha por linha do código.

Há boas dicas de engenharia de software, além de alertar dos erros mais comuns cometidos por iniciantes. Não é necessário saber programar para usar este livro.

É para iniciantes também, mas ele vai bem mais além e de uma maneira bem mais aprofundada que o livro citado anteriormente.

Review do livro Java Como Programar
Obter o livro Java, Como Programar





Java Secreto - Técnicas de descompilação, patching e Engenharia Reversa

O melhor livro sobre hacking e Segurança digital em javaJá o livro Java Secreto não é um livro para ensinar Java, muito menos para iniciantes.
É indicado para quem já estudou, sabe a linguagem e quer ir mais além.
Porém, não precisa ser nenhum mestre ou ter vasta experiência na linguagem.


Pelo contrário, o livro é pra quem já viu o padrão sobre Java e quer ir mais além, principalmente no ramo de segurança digital, já que o material é focado em técnicas de descompilação, Engenharia Reversa, além de mostrar as principais maneiras usadas para proteger um sistema em Java.

O livro vai ensinar como funciona a linguagem, a JVM, vai te dar mais informação sobre os bytecodes, interceptação de informação, e com isso você aprenderá a escrever um código mais seguro, inclusive com lições de ofuscamento de código e criptografia.

Se já estudou Java e quer ir mais além, este livro é o ideal, pois o autor vai ensinar muitos conhecimentos que você não irá obter em nenhum outro livro, apostila ou curso.

Review do livro Java Secreto - Técnicas de descompilação, patching e Engenharia Reversa
Obter o livro Java Secreto - Técnicas de descompilação, patching e Engenharia Reversa


Java e Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem didática

Diferente dos demais livros, todos de autores de outros países, este livro foi escrito pelo brasileiro Helder Guimarães Aragão, de Salvador.

Nesta obra ele mostra toda sua experiência de ensino acadêmico ao criar um livro, como o próprio nome diz, com uma abordagem extremamente didática.

Sem dúvidas, o livro poderia se chamar "Java e Programação Orientada a Objetos - Uma abordagem prática", pois é um livro, além de didático, muito prático.

Não adentra em assuntos tão específicos como o livro da Deitel ou Java Secreto, nem é recheado de figuras e situações bem humoradas como o Use a Cabeça, ele é bem simples e direto, sem rodeios.

Bem fácil de ser entendido por iniciantes, e pelo seu tamanho reduzido, uma excelente fonte de consultas sobre Java e Orientação a Objetos. 


Review completo e detalhado do livro
Adquirir o livro

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá, poderiam me informar se o livro JAVA 7 ENSINO DIDATICO é um bom livro para aprender? penso em compra-lo devido ja estar atualizado com o Java 7. Eu ja programo em linguagem C(nível acadêmico) e sei o básico de java, gostaria de aprender de verdade (além de estudar aqui no JP).

Curso Java Progressivo disse...

Olá Anônimo,

Em breve vamos adquirir algum livro de Java que ensine algo das recentes atualizações, e postamos aqui sobre o livro, e mesmo sobre as atualizações do Java 7.

Mas sem medo de ser feliz: se está na dúvida, compre os livros que sugerimos (são conceituadíssimos e confiáveis), e estude as atualizações por tutoriais da internet mesmo, não há nada de revolucionário não.

Essas atualizações não mudam o jeito de programar não, os conceitos principais como laços, testes condicionais, classes, objetos, polimorfismo, herança etc etc etc, continuam exatamente OS MESMOS, então pra quem quer aprender, ainda está de pé as dicas dos livros acima.

Como dissemos, os principais conceitos se mantém o mesmo desde a criação da linguagem, na década de 90. O que se aprende em linguagem C hoje, por exemplo, é praticamente o mesmo de quando foi inventada, na década de 70. E Assembly também, sendo até mais antiga.

Quando surgem atualizações nas linguagens, é para agregar, somar novas funcionalidade, o que se aprendeu antes vai continuar servindo e sendo utilizado.

Saindo um pouco do assunto e aproveitando a oportunidade, surgem alguns "estresses" de alguns estudantes preocupados, achando que quando se atualiza, muda tudo.

Sem exageros, há bilhões de aparelhos, aplicativos e sites que foram feitos com Java da década de 90, e ainda estão rodando, e funcionarão por muitas décadas. Podem estudar sem medo, mesmo por livros mais velhos, que esses conhecimentos não vão ficar desatualizados.

Abraços.

Anônimo disse...

Muito obrigado pela resposta. Gostei muito da explicação.
Aguardo a indicação de algum outro livro mais recente. Att =)

Fabio disse...

Boa tarde.

Ouço muito falar do livro Java Guia do Programador de Peter Jandl Junior. Sabe me dizer se é um bom livro para estudo?
Muito bom o site por sinal. Parabéns! Obrigado.

Anônimo disse...

Gostaria de saber também sobre o livro JAVA 7 - Guia do programador. Parece ser muito bom, mas não tenho certeza...

Anônimo disse...

Tem o livro BigJava, é bem completo como o do deitel, porém não tem tantas versões, o único livro em português é o da versão de 2004, o que ao meu ver está bastante desatualizado.

Donizete David De Oliveira disse...

Estou iniciando com muito interesse, meus estudos em Java. E tenho projetos ambiciosos no segmento.
Tenho 58 anos. Nessa área terei problema em arrumar uma colocação?
A

Anônimo disse...

Effective Java 2nd Edition - Joshua Bloch. Excelente livro para quem já tiver um pouco de experiência com a linguagem.

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de aprender sobre programação de apps e para isso preciso dominar primeiro a programação em JAVA, certo? Qual livro vocês recomendam para começar do zero? Obrigado!

Contribuir com o Java Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo


Tutoriais de Java