Enviar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Curso Java Progressivo - Tutorial Inicial

Bem-vindos ao Curso Java Progressivo.

Antes de mais nada, gostaríamos de parabenizar você por estar acessando um curso de programação online, por sua própria vontade e desejo de aprender, afinal nosso site é totalmente independente de empresas, faculdades ou cursos presenciais. Se está aqui, é por interesse próprio, o que é raro hoje em dia.

O que é o Curso Java Progressivo

O Curso Java Progressivo é um projeto totalmente independente que visa ensinar a linguagem de programação Java, online e de maneira totalmente gratuita, não sendo necessário sequer fazer algum cadastro para começar a aprender a programar em Java.

O Curso Java Progressivo é uma apostila online, onde seu vasto conteúdo é dividido em seções, com aulas, tutoriais, vídeo-aulas, exercícios, códigos comentados, programação de jogos, dicas de apostilas, sites para estudar, review dos melhores livros, fórum de discussão sobre a linguagem e tudo mais que envolver a linguagem Java.

Como estudar pelo Curso Java Progressivo

Se você for iniciante, simplesmente acesse a seção Índice, que lá você irá encontrar todo o conteúdo de nosso curso, mas com um diferencial inédito na internet: na ordem lógica de estudo.
Ou seja, comece do primeiro tutorial, e vá avançando de um por um, e só vá para o próximo quando tiver aprendido bem o tutorial atual.

O tutorial que se seguem irão depender dos conhecimentos ensinados nos tutoriais passados.
Assista as vídeo-aulas, adquiria um livro para estudar offline, baixe as apostilas que indicamos e procure sempre estudar pelo maior número de fontes possíveis, pois é isso que irá tornar você um programador Java diferenciado.

Não é iniciante?
Então basta navegar pelas seções que deseja aprender.
Por ser bem dividido em assuntos, o Curso Java Progressivo é uma ótima fonte de referência e consulta, ideal para relembrar aquele comando ou código que você estudou e não lembra mais.

Basta acessar nosso site, do seu computador, tablet, na escola/curso/faculdade e ler o tutorial que está precisando. Nossa apostila online é indicada por dezenas de professores, de diversas instituições de ensino superior pelo país.

Pode confiar, estudamos, pesquisamos e escrevemos todos os nossos tutoriais com cuidado, responsabilidade e passando uma grande quantidade de informação, para que sua formação Java não deixe a desejar a de nenhuma outra pessoa, curso ou faculdade.

Qual o diferencial do Curso Java Progressivo

É possível sim encontrar todo o conteúdo de nossa apostila online, de qualquer livro ou curso, pela internet. Porém, este material se encontra na forma de tutoriais desconexos, em diferentes sites, sem uma ordem lógica ou preocupação didática.

E mesmo que existam materiais para estudar na internet, seria preciso saber que ordem deve ser estudada. É muito comum e fácil achar um site que ensina a fazer o "Hello World" em Java, e em seguida já manda um tutorial sobre o uso do banco de dados em MySQL no Eclipse, sem a menor preocupação com o estudante.

A diferença do Curso Java Progressivo é que ele começa do básico, do zero mesmo, perfeito para iniciantes em programação, e vai se desenvolvendo aos poucos, com calma, se preocupando com a aprendizagem, onde cada tutorial é sequência de outro, como se fosse um livro.

Aliás, o Curso Java Progressivo possui cerca de 200 artigos, cada um contendo conteúdo suficiente para encher de 3 a 4 páginas de um livro, o que torna nossa apostila maior e mais completa que muitos materiais por aí.

Diferente da maioria das outras fontes de estudo, também indicamos livros para você estudar, apostilas gratuitas na internet e as melhores vídeo-aulas do Youtube, totalmente liberadas para uso didático.

Como obter o Certificado do Curso

Para emitir a certificação do curso, é necessário nos certificar de que você estudou, avaliar seus conhecimentos e aprendizados.

Infelizmente o Curso Java Progressivo não tem uma estrutura e equipe pedagógica para emitir tal certificação, pois somos um projeto totalmente independente.

Porém, como muitas pessoas nos perguntam se o curso emite certificado, se iremos dar algum comprovante de estudo para colocar em currículo, portfólio ou mesmo como atividade extra curricular em sua faculdade, decidimos buscar uma empresa que fosse profissional no ensino a distância.

Assim, firmamos parceria com a Brava Cursos, reconhecida pelo MEC e em todo território nacional e desempenha um fantástico e conceituado trabalho em formar e emitir certificados nas mais diversas áreas, e por um valor que, de tão baixo, beira ao inacreditável.

Simplesmente não perca essa oportunidade e obtenha já seu certificado do Curso de Java:
Curso de Orientação a Objetos com Java, com certificado

8 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ, MALTA DO JAVA PROGRESSIVO

baixei a dias o conteúso do curso de programação em java e estou a gostar muito.

eu sou um jovem ANGOLANO e gosto muito de informática, e nestes dias estou a dedicar o meu tempo a programação em java... por isso frequento muito o site:www.javaprogressivo.com.br e está a ser muito util valeu malta.....

Nildo Pontes disse...

Quero deixar meus parabéns à equipe do Curso Java Progressivo! Antes de conhecer ente blog eu achava o Java um "bicho de 7 cabeças". À princípio, não sabia nada de Java... só sabia programar em C, mas apesar da semelhança, não conseguia entender entender Java. Quando entrei neste site vi como tudo estava bem explicado e achei que poderia tentar aprender, e não me arrependi! Tô entendendo tudo com muita facilidade. Se não me engano, só vou ver Java na faculdade no terceiro período (estou no primeiro de SI), isso é uma grande antecipação! Este é o melhor curso gratuito de Java da web! Parabéns pela iniciativa e desde já, muito obrigado!

Fernando M Soares disse...

Olha, que site ótimo. Estou tendo POO e com uma baita dificuldade com Java.
Graças à página de vocês, estou conseguindo pelo menos entender Java finalmente!

Agradeço a disposição e qualidade do material.

renan disse...

Olá, estou aprendendo a partir do seu site e gostei da metodologia. Desta maneira que comecei em Pascal, passei por Fortran e cheguei à parte gráfica no Delphi, e espero a mesma progressão com o Java.
O conteúdo livre permite a gente ler e avaliar se gosta ou não antes de contribuir, ao contrário do conteúdo pago.
Você tem conta do PayPal? Não tenho pagseguro....
Muito obrigado, abraço!

Thiago Macedo disse...

Parabéns estava querendo rever alguns conceitos de Java pois a muito tempo (2008) programei nessa linguagem. Procurando vários sites e apostilas free não achei nenhuma que resumisse o que precisava rever. Vocês são demais continuem amei o trabalho de vocês!

Unknown disse...

TEM EM C????????????

Unknown disse...

Gente, estou começando a aprender java. Quando eu estava fazendo a aula básica sobre receber informações do usuário eu não consegui usar este código:


import java.util.Scanner;

public class Entrada {

public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int idade;

System.out.println("Digite sua idade: ");
idade = entrada.nextInt();

System.out.printf("Sua idade é " + idade + "\n");

}
}


O Netbeans "falou" que o problema estava na primeira linha, no "i" de "import", eu uso a versão 8.1 do netbeans.Alguém pode me dizer qual é o problema do código?

Unknown disse...

Gente, estou começando a aprender java. Quando eu estava fazendo a aula básica sobre receber informações do usuário eu não consegui usar este código:


import java.util.Scanner;

public class Entrada {

public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int idade;

System.out.println("Digite sua idade: ");
idade = entrada.nextInt();

System.out.printf("Sua idade é " + idade + "\n");

}
}


O Netbeans "falou" que o problema estava na primeira linha, no "i" de "import", eu uso a versão 8.1 do netbeans.Alguém pode me dizer qual é o problema do código?

Contribuir com o Java Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo


Tutoriais de Java