Agora que você já sabe o que baixar e instalar para programar em Java, vamos de fato, e finalmente, colocar a mão na massa e criar nosso primeiro programa nessa tão amada e famosa linguagem.
Vamos aprender como usar a linguagem Java para exibir uma mensagem na tela:
Até que enfim, né? Já tava na hora...que demora...
Abrindo e configurando o NetBeans
A gente te indicou o NetBeans por um motivo bem simples: ele é absurdamente fácil e simples de baixar, instalar, configurar e começar a usar. Não vai ter que fazer praticamente nada, na verdade.
Após baixar, vai lá fazendo o básico de "Next", "Next", "Ok", "Li e aceito os termos de condição" (o que é mentira, eu sei que você nunca lê)...e abra.
Em comparação com outras IDEs, como Eclipse, eu acho até bem simples e limpo.
O próximo passo, é criar um novo projeto. Por isso, vá em File -> New Project:
Em seguida, você precisa criar o nome de seu projeto, digite "MeuPrimeiroPrograma":
Clique em Finish e aguarde o NetBeans criar seu projeto.
Como rodar um programa Java no NetBeans
Vai aparecer uma tela com o seguinte código:
- /*
- * Click nbfs://nbhost/SystemFileSystem/Templates/Licenses/license-default.txt to change this license
- */
- package enten.meuprimeiroprograma;
- /**
- *
- * @author user
- */
- public class MeuPrimeiroPrograma {
- public static void main(String[] args) {
- System.out.print("Hello, World!");
- }
- }
Dê uma "limpada" nele e substitua por:
- package enten.meuprimeiroprograma;
- public class MeuPrimeiroPrograma {
- public static void main(String[] args) {
- System.out.print("Olá, Mundo!");
- }
- }
Agora, vamos rodar ele! Procure uma setinha verde lá em cima, tipo um símbolo de Play.
Se pousar o mouse em cima desse símbolo, vai aparecer "Run project":
Clique lá (ou aperte F6) e veja o resultado, lá em baixo:
Essa é a tela de "output" (saída), é o resultado final do seu programa, onde as coisas vão aparecer, inicialmente. É como se fosse o terminal de comando, mas dentro do NetBeans.E prontinho! Está ali o resultado: "Olá, Mundo!"
No seu primeiro programa, em Java, você fez aparecer um mensagem na tela.
Explicando o código do primeiro programa em Java
Antes de tudo, respira e tenha calma! Provavelmente a única coisa que você entendeu dessa sopa de letrinhas foi o "Olá, mundo!". Comigo também foi assim! E com todo mundo!
Mas não precisa ter pressa, com o passar do nosso curso de Java, você vai entender tudo e vai terminar é dando aula, ok?
Primeiro, a gente criou um pacote (package), que como o próprio nome sugere, é uma espécie de pacote, que serve para armazenarmos nossas classes de código Java. Veja onde você configurou para salvar seus projetos do NetBeans, e vai ver que foi criado uma pasta chamada MeuPrimeiroPrograma.
As classes nada mais são que essas 'páginas', ou 'folhas' de código. Certamente você já deve ter ouvido falar de classes e objetos, em Java. No decorrer do curso vamos explicar melhor isso.
Em seguida, foi criada nossa classe, de nome MeuPrimeiroPrograma. Ela é do tipo public, pois pode ser acessada por outras classes (podemos deixar ela privada, por exemplo).
Dentro dela, tem um tipo especial de código, chamado método, que é método main, que é o principal do código. Ele é especial, pois o Java vai procurar sempre esse método (bloco de código), para iniciar o programa a partir dele.
Por fim, dentro desse método tem um comando, o print , que serve para imprimir uma mensagem na tela.
Veja como cada classe começa e termina com chave: { }
Assim como cada método tem seu próprio par de chaves { }
Exercícios de Java
Sem dúvidas, uma das características mais importantes de um programador, é sua curiosidade. Vamos fazer uns testes?
Tire uma aspa, de dentro do comando print, e rode o programa. O que aconteceu na saída?
Agora tira uma das chaves da classe MeuPrimeiroPrograma e depois do método main. O que aconteceu?
Escreva nos comentários saída do código.
2 comentários:
Tirando uma aspa de dentro do comando print:
Exception in thread "main" java.lang.Error: Unresolved compilation problem:
String literal is not properly closed by a double-quote
Tirando umas das chaves da Classe e do metodo main:
Exception in thread "main" java.lang.Error: Unresolved compilation problem:
Syntax error, insert "}" to complete ClassBody/MethodBody
Tirando a as aspas "Compilattion Error"
Postar um comentário