Enviar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

O que é o Java? Para que serve? Onde é usado?

 Agora que já temos uma boa noção sobre o que é computação, programação e uma linguagem de programação, vamos nos aprofundar mais especificamente na linguagem Java.

Afinal, o que é o Java? Para que serve? Onde se usa? Qual o diferencial desta linguagem para outras? Vale a pena aprender Java? Não seria melhor estudar outra? O que é possível fazer com essa linguagem? Posso criar um jogo em 10 min e ficar bilionário ou usá-la para invadir o FBI?

O que é Java ?

Bom, como você já deve ter suspeitado, Java é uma linguagem de programação. Sendo mais formal e técnico, é uma linguagem de programação orientada a objetos.

O que é a linguagem de programação Java
Logotipo oficial do Java

Orientação a objetos, é um modelo, uma maneira de se programar. Esse método, mais comumente chamado de paradigma, tenta ver e interpretar o mundo, na programação, através da interação de 'objetos', através da abstração de 'classes'.

Tenha calma. Não precisa entender agora. Nem eu entendi, ninguém entendeu de primeira. Mas vá guardando essas palavras na sua mente: orientação a objetos (OOP ou POO), classes, objetos e mais os quatro pilares desse tipo de paradigma de programação:  abstração digital, encapsulamento, herança e, polimorfismo.

Prometo para você, que ao longo do curso, nos momentos certos, você vai entender tudo perfeitamente bem, com muitos exemplos do mundo real, de exemplos de programa, códigos comentados, exercícios, jogos e vários projetos.


Como funciona o Java ?

Temos site sobre C, C++, JavaScript, PHP, Python...com tantas linguagens, o que faz o Java ser diferente das outras?

Uma característica bem interessante, é que muitas outras linguagens, como C e C++, transformam o código que você escreve em código de máquina. Sabe aqueles binários, 00111101010101 ? Pois é, é isso que sua máquina entende.

O Java não transforma diretamente o código que você vai escrever em código de máquina, que vai rodar no seu hardware. Ele é transformado em outro tipo de código, chamado bytecode. E o que tem de especial nisso?

É que esse código vai ser interpretado por máquina virtual, chamada Java Virtual Machine, a JVM. E mais uma vez, qual a vantagem disso?

Quando você escreve um código C, por exemplo, no Windows, pode ter sérios problemas se tentar rodar no Linux. Dificilmente vai rodar num celular, e talvez tenha até problemas em outro PC, com mesmo sistema operacional. Isso porque o código C vai direto na máquina.

A beleza do Java é que tanto faz você escrever ele no Windows, Linux, celular, microondas...ele transforma o código em bytecode, e quando você vai rodar o código, a JVM vai interpretar ele em qualquer máquina!

De fato, um dos lemas do Java é: escreva uma vez, rode em qualquer lugar.

Como funciona a Java Virtual Machine
Arquitetura da Java Virtual Machine


Qual o diferencial do Java ?

Na verdade, a linguagem Java é apenas uma parte de um projeto maior, a Plataforma Java.

Certamente, bem antes de se interessar em programar nesta linguagem, você já deve ter 'baixado o Java', para rodar alguns programas e jogos.

Essa característica, de ser multi-plataforma, começou a surgir quando passamos a usar cada vez mais dispositivos computacionais diferentes. Hoje temos um PC no quarto, levamos um notebook pra faculdade, usamos um celular no ônibus, ouvimos uma música no aplicativo do carro...até as geladeiras tem computadores embutidos!

Tudo isso tem arquiteturas computacionais diferentes, memórias, velocidades de processamento, tamanho de telas...tudo diferente! Imagina ter que programar um código diferente, para cada tipo de dispositivo diferente?

Conseguem ver o potencial que esta linguagem tem?


Onde o Java é usado ?

A utilidade e aplicação da linguagem Java é tão grande, mas tão grande, que é difícil saber por onde começar. Simplesmente, é uma das linguagens mais usadas no mundo, há décadas. E olha que é uma linguagem jovem, de menos de 30 anos.

Mas, vamos lá...muito provavelmente você está com o celular na mão ou bem próximo de você. Se usar Android, é Java do começo ao fim. Na sala, tem uma TV que talvez use Java.

Java é muito utilizada em servidores web também. Ah, e é muito famosa e respeita para criação de programas corporativos, esses de empresa mesmo, farmácias, supermercados etc.

Aliás, falando em mundo...foi a primeira linguagem a ser utilizada em outro planeta. A linguagem foi usada para controlar um rover em Marte!

Java usado em um rover em Marte
Sistema que controlou esse robozinho em Marte, feito em Java

A busca da WikiPedia, é em Java.
Minecraft, um dos jogos mais famosos no mundo, é Java.

E já te introduzindo no fantástico mundo da programação: grandes sistemas raramente são feitos usando apenas uma linguagem, é comum usarem diversas linguagens.

Já navegou na internet? Tem um tal de Chrome, que usa Java.
Lembra de um tal MSN Messenger? Tem Java (estamos ficando velhos, né?)
Skype? Já ouviu falar num tal Microsoft Office? Tem MUITO Java lá.

Santander? Itaú? Bradesco? Muito Java, em todo canto.

Algo mais recente? Netflix, Spotify, LinkedIn, Uber, Amazon...

Pessoal, aprendendo Java, o mundo está aberto para você. Pode fazer coisas para Web, programas para empresas, aplicativos, jogos, usar no meio acadêmico...é bem comum, mas bem comum mesmo, a busca de profissionais que dominem o Java.

É, amplamente, reconhecida como uma linguagem voltada para o mercado de trabalho. Então, se busca um emprego, ganhar dinheiro sendo programador, está no caminho e site certo para isso, vamos te dar todo o suporte, ajuda e informações necessárias para ser o melhor e mais completo profissional Java.

Só não esqueça da gente quando virar milionário, tá? 😁

Um comentário:

Anônimo disse...

deu ate vontade de ler

Contribuir com o Java Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo


Tutoriais de Java