Métodos nada mais são que trechos de códigos, que fazem algo específico e que podem ser executados em qualquer lugar de seu código, sempre que for necessário, sem existir a necessidade de repetir aqueles comandos em Java.
Vimos como automatizar nossas tarefas, criando loopings que executavam códigos quantas vezes quiséssemos através de laços, como o for e o while.
Porém, uma vez que esses laços terminavam, eles ficavam para trás.
Com os métodos não, os métodos podem rodar sempre, de qualquer lugar.
Outra vantagem dos métodos, é a reutilização de código.
Por exemplo, você pode criar um método que faz uma soma, outro que calcula o quadrado de um número, outro que calcula o delta da equação do segundo grau, e qualquer método com funções em específicas.
No futuro, quando quiser esses códigos para fazer uma calculadora, por exemplo, eles já estarão prontos na forma de métodos, e você não terá que programar tudo de novo.
Não, basta chamar os métodos, a qualquer instante, e quando quiser, sem ser necessário repetir uma linha de código.
Aprenda bem o que são métodos, faça os seus com objetivos bem simples e definidos, e o principal: guarde e organize seus métodos, você irá usá-los pelo resto de sua vida como profissional de Java.
Tutorial de Java - Métodos
00. Introdução: o que são, para que servem, como e quando usar os methods
0.1 Aplicativo: menu simples usando métodos, laços e o comando switch
01. O comando return: obtendo informações dos métodos
0.1 Aplicativo: menu simples usando métodos, laços e o comando switch
01. O comando return: obtendo informações dos métodos
02. Parâmetros e Argumentos: passando informações para os métodos
03. A Classe Math: constantes, principais métodos e chamando métodos de outras classes
04. Sobrecarga de métodos (method overloading): declarando métodos com o mesmo nome
05. Passando uma lista de argumentos, de tamanho qualquer, para um método
06. Exercícios: treine com questões envolvendo métodos e tudo o que aprendeu até aqui
Jogo: Adivinhe o número que o computador sorteou [modo texto]
03. A Classe Math: constantes, principais métodos e chamando métodos de outras classes
04. Sobrecarga de métodos (method overloading): declarando métodos com o mesmo nome
05. Passando uma lista de argumentos, de tamanho qualquer, para um método
06. Exercícios: treine com questões envolvendo métodos e tudo o que aprendeu até aqui
Jogo: Adivinhe o número que o computador sorteou [modo texto]
7 comentários:
Eu fiz essa Calculadora simples com os conhecimentos até aqui.
==============CODE===============
import java.util.Scanner;
public class Calc{
/*METODOS*/
public static double Soma(double valor1, double valor2){
double resultado;
resultado = valor1 + valor2;
System.out.println(resultado);
return 0;
}
public static double Subtracao(double valor1, double valor2){
double resultado;
resultado = valor1 - valor2;
System.out.println(resultado);
return 0;
}
public static double Multiplicao(double valor1, double valor2){
double resultado;
resultado = valor1 * valor2;
System.out.println(resultado);
return 0;
}
public static double divisao(double valor1, double valor2){
double resultado;
resultado = valor1 / valor2;
System.out.println(resultado);
return 0;
}
/*FIM METODOS*/
public static void main(String[] args){
/*OBJETOS E VARIAVEIS*/
double valor1, valor2;
char sinal, sair;
boolean continuar = true;
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
/*RECEBENDO DADOS DO USER*/
do{
System.out.println("\n----CALCULADORA SIMPLES----");
System.out.println("\n\nDeseja continuar? [s/n]");
sair = entrada.next().charAt(0);
if(sair == 'n' || sair == 'N'){
continuar = false;
}else if(sair == 's' || sair == 'S'){
System.out.print("\nPrimeiro valor: ");
valor1 = entrada.nextInt();
System.out.print("\nSinal de operacao: ");
sinal = entrada.next().charAt(0);
System.out.print("\nSegundo valor: ");
valor2 = entrada.nextInt();
System.out.println("\n\n====RESULTADO====\n\n");
/*IMPRIMINDO DADOS*/
switch(sinal){
case '+':
System.out.println(valor1);
System.out.println(sinal);
System.out.println(valor2);
System.out.println("______________");
Soma(valor1, valor2);
break;
case '-':
System.out.println(valor1);
System.out.println(sinal);
System.out.println(valor2);
System.out.println("______________");
Subtracao(valor1, valor2);
break;
case '*':
System.out.println(valor1);
System.out.println(sinal);
System.out.println(valor2);
System.out.println("______________");
Multiplicao(valor1, valor2);
break;
case '/':
System.out.println(valor1);
System.out.println(sinal);
System.out.println(valor2);
System.out.println("______________");
divisao(valor1, valor2);
break;
default:
System.out.println("\n(SINAL DA OPERACAO IVALIDO!)\n");
break;
}
}else{
System.out.println("\nAPENAS 'S' OU 'N'. Digite novamente\n");
}
}while(continuar);
}
}
Fiz uma calculadora também, mas sem os métodos e ficou bem menor, e usando as mesmas operações... Preferi apenas usar o switche tal... Mas esses métodos são extremamente importantes para o futuro programador java.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoAdivinhaNumero{
private static Scanner scan;
private static Random NumAleatorio;
public static void main( String[] args ){
scan = new Scanner( System.in );
NumAleatorio = new Random();
int Sorteou, Palpite, Tentou = 0;
Sorteou = NumAleatorio.nextInt(1000)+1;
do{
System.out.print("\nTente descobrir o número que foi sorteado: ");
Palpite = scan.nextInt();
Tentou++;
DicadoSorteio(Palpite, Sorteou, Tentou);
}while(Palpite != Sorteou);
}
public static void DicadoSorteio(int Palpite, int Sorteou, int Tentou){
if(Palpite > Sorteou){
System.out.print("Seu palpite é maior que o número sorteado!");
}else{
if(Palpite < Sorteou){
System.out.print("Seu palpite é menor que o número sorteado!");
}else{
System.out.print("\n\nFinalmente você descobriu o valor gerado aleatóriamente: " + Sorteou);
if(Tentou > 1){
System.out.printf("\nParabêns!!! Você tentou %d vezes antes de acertar!", Tentou);
}else{
System.out.printf("\nCongratulations!!! Você acertou de primeira, isso é raro de acontecer!");
}
}
}
}
}
por que o return é 0?
Fiz este codigo pro primeiro desafio
.
.
.
.
.
.
.
.
.
public class Experimentos{
public static int primos(int x){
int primo = 0;
for(int y = 2; y < x ; y++){
if(x%y==0){
primo = 1;
}
}
return primo;
}
public static void main(String[] args){
for(int x = 1; x < 1000; x++){
if(primos(x)==1){
continue;
}
if(primos(x)==0){
System.out.printf("%d\n",x);
}
}
}
}
Loguei aqui só para vir agradecer pelo ótimo conteúdo desse site. Sem explicações complexas e enrroladas: vai sempre direto ao ponto e utiliza exemplos práticos. Muito bom mesmo!
Eu descobri esse site apenas agora, mas já estou curtindo muito. Agradeço pela iniciativa de quem criou essa plataforma. São realmente pessoas de bem e que repassam conhecimentos. Deus abençoe grandemente a vida de cada um.
Postar um comentário