São vistos como mensagens de erros e de alertas nos sistemas operacionais.
Vamos mostrar como declarar e exibir mensagens através das dialog boxes.
Caixas de diálogo em Java
Essa classe é estática e se chama JOptionPane.
Se acostume com esses nomes começados com J: JLabel, JButton, JTextField...
A importação, portanto, é:
import javax.swing.JOptionPane;
Exibindo mensagens nas caixas de diálogos
Para exibir mensagens em uma dialog box, usaremos o método showMessageDialog, que recebe dois argumentos.O primeiro se refere à posição da caixa de diálogo (por hora, não nos preocuparemos com ele e enviaremos o argumento 'null') e o segundo é a string que será exibida.
Um exemplo completo de seu primeiro programa gráfico em Java é:
import javax.swing.JOptionPane;
public class grafico {
public static void main(String[] args){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Meu primeiro programa gráfico!\n Obrigado, Curso Java Progressivo!");
}
}
Note que não precisamos declarar um objeto da classe JOptionPane, pois a classe é static.
Mais a frente, quando explicarmos melhor Orientação a Objetos e classes, saberá melhor o que isso quer dizer.
Note que podemos exibir uma string tanto do jeito que foi mostrado no programa, ou declarando uma variável do tipo String 'mensagem' e usando:
JOptionPane.showMessageDialog(null,mensagem);
Por exemplo, para o usuário entrar com uma string através de um objeto 'entrada' da classe 'Scanner', usamos o comando:
mensagem = entrada.nextLine();
Então, um aplicativo que recebe uma string do usuário e mostra na caixa de diálogo ficaria:
import javax.swing.JOptionPane;
import java.util.Scanner;
public class caixasDeTexto {
public static void main(String[] args){
String mensagem;
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite a mensagem a ser exibida na caixa de diálogo: ");
mensagem = entrada.nextLine();
JOptionPane.showMessageDialog(null,mensagem);
}
}
Note que, por padrão, nesses exemplos mais simples o Java mostra um botão de 'OK' e as opções de minimizar e fechar, além de um ícone do Java e outro de exclamação.
Tudo isso com pouquíssimo código.
Isso é uma vantagem do Java, a programação gráfica. Podemos facilmente alterar esses ícones e colocar mais botões e funções, como veremos ao longo do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário