Ajude nosso projeto a se manter em funcionamento

O que são sitemaps? Qual sua importância nos projetos web?

Um projeto web para apresentar os resultados satisfatórios deve contar com algumas premissas básicas. O registro de domínio é uma delas, afinal, graças a um bom nome de domínio o seu projeto tem a credibilidade e o profissionalismo que você exige.

Qual a importância de Sitemaps em projetos Web Java


Já para assegurar uma boa performance ao seu projeto, a presença de uma boa plataforma são elementos fundamentais. As melhores plataformas atualmente no mercado conferem para o seu site ou blog responsividade e vários recursos de otimização.

Mas para turbinar ainda mais o seu projeto e torná-lo destaque entre tantos sites e blogs que nascem todos os dias, as técnicas de SEO cumprem com maestria essa função.

De uma forma geral, as técnicas de SEO, também chamadas de Search Engine Optimization, denotam algumas práticas que permitem o seu projeto ficar bem posicionado nas páginas de resultado, especialmente nas do Google.

O uso de links internos e externos, o design responsivo, otimização do tempo de carregamento e utilização das palavras-chaves mais adequadas correspondem alguns preceitos básicos das técnicas de SEO.

No entanto, além desses elementos que protagonizam o SEO, há outro cada vez mais relevante. Ele é o sitemap.

Conheça as características dos sitemaps

De acordo com o que o próprio nome indica, os sitemaps correspondem a “mapas do site”, neles estão presentes aquelas informações importantes que apontam o caminho adequado para ser percorrido pelo Crawler.

Crawler? Pois é, mais um nome novo para a coleção de termos que constituem um projeto na web. Crawler pode ser considerado um robô que vasculha a internet em busca de sites relevantes.

É possível dizer que o trabalho do Crawler facilita para que o Google encontre sites que podem figurar em boas posições nas suas páginas de resultado. E a função dos sitemaps é guiar o Crawler em sua jornada em busca dos sites mais relevantes.

Entendeu agora por qual motivo os sitemaps são relevantes para as técnicas de SEO? Os sitemaps permitem que o trabalho de indexação das páginas seja realizado de maneira rápida e eficiente.

Além disso, o tempo de rastreamento e de carregamento também irá melhorar de maneira significativa.

Como funciona um sitemap

Em um sitemap se encontram armazenadas as URLs mais importantes de um site, em outras palavras ou justamente as primeiras URLs que serão lidas. 

Além disso, nos sitemaps estão armazenadas informações relacionadas à atualização dos links e a arquitetura do site.

Essas informações são guardadas no servidor da hospedagem do site e mostram toda a estrutura de maneira organizada, facilitando ao máximo as buscas do Google e de outros buscadores.

A utilização do sitemap pode servir para qualquer tipo de site ou blog, independente se ele é feito na plataforma WordPress, no Joomla! ou qualquer outra. O importante é você mostrar para o Google que o seu projeto existe o ajudando na busca.

Todavia, há aquelas situações em que o sitemap se torna mais do que um mero recurso e sim uma peça essencial. Veja a seguir os  porquês.  

  • Sites que possuem dificuldades de serem ranqueados

Determinadas páginas apresentam algumas dificuldades de adquirirem um bom ranqueamento. Algumas razões para essa falha podem ser a linguagem utilizada na criação ou até mesmo a plataforma de suporte.

  • Sites dinâmicos

Caso você tenha um site que é atualizado constantemente, a presença de um sitemap pode ser de grande ajuda. Lojas virtuais, grandes portais de conteúdos e blogs com tráfego elevado são exemplos em que o sitemap se faz necessário.

  • Sites recentes

Um site recém-criado pode encontrar algumas dificuldades de encontrar o seu espaço em meio a tantos sites já consolidados. Por isso, para quem não quer perder tempo e precisa ver resultados imediatos em seu projeto, é bom usar o sitemap.

O sitemap, nesse caso, pode acelerar o processo para encontrar o seu site, aumentando as chances dele ser encontrado no Google.

  • Ausência de link building

O link building é um procedimento importante relacionado com as técnicas de SEO. Por meio dele são utilizados links externos e internos que conferem mais relevância para o seu site.

Site desprovido de link building pode ser considerado irrelevante pelo Crawler e prejudica a sua presença online. Por isso, para sanar esse problema, um sitemap é bem-vindo. 

  • Os tipos de sitemaps

Existem diferentes tipos de sitemaps que facilitam o trabalho dos buscadores de encontrar o que eles procuram. Vamos ver abaixo alguns dos formatos mais conhecidos? 

  • XML

Esse formato é feito por meio de listas de URLs ordenadas em uma linguagem adequada para as técnicas de SEO. É o mais utilizado e pode ser criado de forma manual por meio de uma ferramenta própria para isso, como a XML-sitemaps.

  • TXT

É considerado o formato mais simples. Ele pode ser feito de maneira prática em algum editor de texto, tais como o Bloco de Notas. A desvantagem dele é omitir a organização das páginas e datas de alteração da URL.

  • Atom-RSS

Quem tem um blog certamente já ouviu falar nele. Por meio dele o próprio feed de notícias atua como um sitemap.

Conclusão

Ser encontrado pelo Google e outros buscadores é fundamental para o sucesso do seu projeto. E os sitemaps são grandes aliados nesse processo. 

Portanto, se você quer de destacar na web, vale a pena conhecer para que serve, o que são e até como criar os sitemaps.

Nenhum comentário:

Tutoriais de Java

Como Ganhar na Lotofácil