Livro e Ebook - Java e Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem didática

Ebook para download sobre JavaJá é um costume da apostila Java Progressivo revisar e dar dicas sobre diversos livros na área de programação Java, como fizemos com os livros da Deitel e Use a Cabeça.

Se notarem, os autores são todos de outros países, e o motivo não é à toa: a maioria dos autores na área de programação são de fora, ainda é um costume raro ter brasileiros criando livros sobre computação.

Mas recebemos um contato muito interessante, e iremos avaliar e indicar um livro bem diferente dos demais, escrito por um brasileiro, o livro: "Java e Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem didática", de Helder Guimarães Aragão.

Nesse artigo iremos fazer um review completo sobre o livro, que está disponível tanto impresso como em uma versão de livro digital.



Sobre o livro "Java e Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem didática"

Como o próprio nome do livro diz, o foco do livro é Orientação a Objetos, e sua principal característica é a didática do autor, pois o autor usa aborda os conteúdos de uma maneira bem direta e simples de se entender.

Outro importante recurso do livro são os mais diversos exemplos de códigos Java existentes, distribuídos por toda a extensão do livro.
Esse é um detalhe importante, principalmente para quem quer se familiarizar com os conceitos de orientação objetos, que de início se mostram um pouco complicados.

Porém, com o estudo da teoria e uso dos exemplos, este paradigma de programação começa a ficar mais claro e fazer sentido (até mais que a estrutural, já que a ideia de Classes e Objetos se assemelha muito com nossa realidade).

É um livro curto, mas sem rodeios, pois seu objetivo não é se aprofundar, explicando o que é realmente necessário para se familiarizar com a orientação a objetos em Java.
Ele é rápido, para quem desejar entender o máximo de Orientação a Objetos em Java em pouco tempo, sem entrar nos detalhes mais técnicos, como os que são encontrados em um Deitel, por exemplo.
Caso já tenha contato e saiba programa em Java, o livro se torna uma boa fonte de consultas, uma verdadeira ferramenta de bolso por ser pequeno e por conter os principais conceitos de OO.
Você pode estudar e se profissionalizar o máximo na área, mas sempre um detalhe ou comando você acaba esquecendo, e é preciso consultar algum livro para relembrar algum conceito ou definição.

Outro importante fator é o custo/benefício desse livro, chegando a ser praticamente um valor simbólico, totalmente realista as condições de nosso país, diferente dos livros de fora que fizemos review, que possuem um preço que foge bastante a realidade da maioria das pessoas, principalmente se for estudante.

Para melhorar as coisas, você pode ainda escolher entre uma versão impressa do livro, ou uma versão digital (ebook) do livro.

Além de todo o benefício de se estudar e ter uma obra a sua disposição por um pequeno valor, aqueles que querem contribuir com o ensino e divulgação da computação no Brasil (como a apostila Java Progressivo), estarão colaborando e incentivando um trabalho 100% nacional, visto que o autor e outros profissionais envolvidos na criação do livro são todos brasileiros, da Bahia.




Dados do livro 

Título: "Java e Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem didática"
Autor: Helder Guimarães Aragão
1a edição, Salvador, 2012
ISBN: 978-85-913558-0-8
Capa e Diagramação: Estúdio 9 Design
Páginas: 70

Sobre o autor

O Helder é Mestre em Sistemas e Computação, especialista em Componentes Disribuídos e Web, e pe Bacharel em Ciência da Computação.
É professor adjunto do Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio - FIB).

Além da carreira acadêmica, o autor é Gerente da Divisão de Geoprocessamento da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), e consultor em Geotecnologias.

Para saber mais sobre o autor, podem consultar seu currículo do sistema Lattes, com seus dados acadêmicos e profissionais:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736835J2

Ele também possui um site pessoal, com mais detalhes para adquirir o livro impresso:
https://sites.google.com/site/helderaragao/

Sumário do livro

Para saber o conteúdo encontrado no livro, veja seu sumário:

1. Introdução
2. A Linguagem e a Plataforma Java
3. Fundamentos da Linguagem de Programação Java
   3.1 Estrutura de um programa Java
   3.2 Palavras Reservadas, Tipos de Dados Primitivos e Operadores
   3.3 Declaração de Variáveis
   3.4 Entrada e Saída de Dados
   3.5 Comandos de Seleção e Repetição
   3.6 Vetores (arrays)
4. Programação Orientada a Objetos
   4.1 Classes e Objetos
   4.2 Métodos
   4.3 Encapsulamento e Mensagens
   4.4 Assinatura de Método e Sobrecarga
   4.5 Herança
       4.5.1 Classes Abstratas e Métodos Abstratos
   4.6 Polimorfismo
   4.7 Pacotes
   4.8 Tratamento de Exceção
   4.9 Interface
   4.10 Coleções
   4.11 SWING (Interfaces Gráficas)
5. Considerações Finais
Bibliografia Recomendada
Exercícios

Um comentário:

  1. Bom dia.. Sou desenvolvedor Java e Flex, e existe mais um livro de um Autor de Curitiba-PR. o livro chama-se, "JAVA, Com ênfase em Orientação a Objetos" de Douglas Rocha Mendes.. Excelente livro rico em exemplos.. Vale à pena dar um olhada.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir