Como aprender Java e ser um Programador - Guia Definitivo

É comum recebermos toda semana diversas dúvidas de usuários que querem aprender a programar em Java e não fazem ideia por onde começar nem o que fazer para ser um programador.

E, certamente, o problema não reside na falta de material: é o contrário.
Na internet, há diversas apostilas, tutoriais, vídeo aulas, tem os cursos presenciais, à distância, faculdades, cursos técnicos etc, e isso acaba fazendo as pessoas até desisterem dessa vontade se tornar um programador Java.

Nesse tutorial tentaremos esclarecer e guiar os leigos no assunto, sobre o que e como fazer para aprender Java e se tornar um programador profissional.

Programar em Java e ser programador, por quê ? O que é?

Antes de entrarmos em detalhes sobre como programar em Java, é preciso explicar o que é programar em Java.
Muitas pessoas nos pedem algum tutorial ou passo para criar um jogo ou aplicativo de sucesso.

Perguntar isso é o mesmo que pedir dicas para escrever o melhor livro da literatura ou um tutorial sobre como criar a música mais famosa do mundo. Não faz sentido.










O mesmo processo que um estudante de medicina passa pra se tornar um médico, ou um estudante de engenharia pra se tornar um engenheiro, acontece com alguém que ser um programador: é um processo longo, demorado, de muito estudo e sacrifício.

Assim, quem acha que programar é seguir um tutorial para criar incríveis ferramentas hackers para invadir a NASA, ou que é possível seguir um passo a passo para criar um jogo em Java, está enganado.

Também é comum pessoas se interessarem em programar em Java justamente para a criação de games, e associam "adoro jogar, sou bom em games" com "então eu posso criar jogos em Java".
Não, programar um jogo não é um entretenimento como jogar, e se joga muito ou bem, isso não quer dizer nada.

Programar um jogo é um trabalho, uma profissão, e não é das mais fáceis, que assim como outras, vai exigir anos de estudo, muitas pessoas envolvidas e meses a fio de trabalho.

Estando os leitores mais realistas sobre como ser um programador, vamos dar mais detalhes sobre o que você tem que fazer para se tornar um.
Basicamente são dois passos.


Como programar em Java e ser um programador profissional

Passo 1: estude


O Curso Java Progressivo, em seu índice, já oferece um material bem vasto e criado com muito cuidado e pesquisa.
Lá você vai ter uma noção melhor sobre o roteiro que deve seguir, os assuntos que deve estudar, e a ordem.

O segredo para se tornar um programador é basicamente estudar, muito.
Leia nossos tutoriais, faça os exercícios, tente criar os jogos que criamos e sempre faça na mão os códigos que você vai ver.

Sim, você vai virar noites tentando resolver questões.
É normal passar horas ou dias tentando descobrir o erro de algum programa e perceber que apenas esqueceu um pequeno detalhe.
Normal, faz parte e é isso que te faz ser um bom programador.

Aqui vai outro grande segredo, que vai te fazer ser um programador diferenciado: estude pelo máximo de fontes possíveis.

Tem muita gente aí achando que vai aprender a programar e se tornar um programador porquê assiste algumas vídeo aulas do Youte.
Não, não vai.

Vídeo aulas ajudam? Muito. Não deixe de ver.
Mas estude nossos tutoriais, estude por outros sites, veja as apostilas que indicamos (baixe-as e as devore), TENHAM LIVROS DE JAVA!
Livros são ótimos, duram pra vida toda, estão sempre ao seu alcance, e por mais que sites, cursos online e apostilas se esforcem, o conteúdo contido em livros ainda é o mais vasto, organizado e indicado.




Ou seja, sugue conhecimento das mais diversas fontes possíveis.
Não pense duas vezes antes de investir em sua carreira para ser um programador, invista seu tempo e seu dinheiro.

Faça cursos (seja presenciais ou online), compre livros.
Não tenha medo de começar um novo projeto (mesmo que pareça complexo) ou entrar em um existente, pode tomar seu tempo, ser difícil, tomar muitas horas de seu dia, mas vale a pena!





Passo 2: o segredo sobre como aprender Java e se tornar um programador

Repita o passo 1.

Se acha que vai ler nossos tutoriais uma vez, frequentar um curso presencial e depois será um programador pro resto da vida por isso, está errado.

Se quiser ser um programador Java, saiba que os estudos serão frequentes em sua vida.
Todo dia você vai pesquisar no Google sobre programação Java, vai ver novidades na linguagem, vai ver nossas ferramentas para seus aplicativos, novas coisas sendo feitas com o Java (como o Android).

Ou seja, para aprender Java, você precisa estudar continuamente a linguagem
Entre em fóruns de internet, participe de grupos sobre Java. colabore com projetos livres etc.



7 comentários:

  1. É um desafio para mim,mas já consegui fazer o design do JFrame com menus,submenus,bordas.Quero aprender é mais dificil que criar formulários no access.Mas tudo é aprendizado!!!

    ResponderExcluir
  2. O segredo é nunca parar de estudar!!

    ResponderExcluir
  3. Mas curiosidade vc tem mad chance tn de aprender

    ResponderExcluir
  4. Comecei minha faculdade em análise de sistemas este ano e garanto que não tem sido fácil. Gosto muito da área, mas devido a minha correria, pois já sou mãe, os tempos ficam curtos. Já tenho 32 anos e comecei os estudos totalmente do zero. Tudo está sendo novo pra mim, mas não vou desistir. Muitos me criticam pois já tenho 32 anos e sonho em ser uma boa programadora, mas continuo de pé. Tenho fé em Deus e sei que se eu buscar e me esforçar, Ele me ajudará sempre, como já tem feito a muito tempo.
    Abração à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não to nem ai pra idade não o que importa é seu currículo melhorar amiga rs

      Excluir
  5. Quanto mais eu estudo, mais vejo o quanto eu preciso estudar para estar entre os melhores profissionais. Obrigado pelo artigo e pela clareza!

    ResponderExcluir